Quais as lâmpadas mais económicas para o seu lar?
Com tantas opções à venda, é possível encontrar lâmpadas que são eficientes e económicas. Deixamos um pequeno resumo dos principais tipos de lâmpadas que pode encontrar no mercado e as suas vantagens.
- Lâmpadas incandescentes
Estas lâmpadas já foram muito utilizadas por ter um preço bastante reduzido, embora a sua comercialização tenha sido proibida pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia em 2016. O seu tempo de vida útil é bastante reduzido e têm pouca eficiência energética. Atualmente, existem opções muito mais vantajosas.
- Lâmpadas halogenas
Outro tipo bastante comum é o halogeno, com uma tecnologia bastante semelhante às lâmpadas incandescentes, mas que consome menos energia elétrica e tem um maior tempo de vida útil.
- Lâmpadas fluorescentes
As lâmpadas fluorescentes têm uma eficiência luminosa bem maior que as duas anteriores, o que significa que gastam bem menos energia elétrica Além disso, sua vida útil é maior. Apesar de serem mais caras na altura da aquisição, a longo prazo compensam mais. Porém, uma das grandes desvantagens deste tipo de lâmpadas é que só é possível encontrar com cor branca, não existem de cor amarelada.
- Lâmpadas LED
As lâmpadas LED chegam a reduzir o consumo de energia elétrica em até 85% em comparação às restantes, tornado-as assim a melhor solução ecológica porque: têm uma estrutura quase que inteiramente reciclável, são descartadas com menor frequência, não aquecem o ambiente e, portanto, diminuem o consumo de ar-condicionado, além de não conterem elementos poluentes. Porém, são as mais caras na hora da compra, mas a longo prazo ajudam a reduzir a conta de luz significativamente.
Assim sendo, torna-se a melhor opção de compra. Tanto para o meio ambiente como para a sua carteira.
Deixe um comentário